Buffet Delícias de Açúcar

Buffet Delícias de Açúcar
Bolo Jardim

Delícias de Açúcar, Bolos e Afins

Açúcar + Arte = Delícias de Açúcar Além de tornar os momentos de comemoração ainda mais inesquecíveis, os bolos decorados estimulam o sentimento pela beleza, pela criatividade e pelo sabor inigualável.Não existe apenas o açúcar, a farinha, o chocolate separados, mas sim a alquimia de todos esses ingredientes que transformam este produto em único e especial.Além da paixão e do carinho com que são manipulados, desde a compra até a entrega.Os ingredientes são escolhidos cuidadosamente e combinados de maneira que na degustação eles derretem na boca!!!!Vale a pena experimentar!!!!

quarta-feira, 17 de março de 2010

A Origem do Bolo



Tudo começou lá em Roma, por volta do ano 100, antes de Cristo. Os primeiros bolos teriam sido uma espécie de pão, feitos com massa de trigo. Durante a cerimônia este pão era quebrado, como uma benção, sobre a cabeça da noiva, para que ela tivesse vida longa e muitos filhos. Os parentes e amigos, por sua vez comiam as migalhas para terem sorte.

Na Inglaterra da Idade Média, os convidados de um casamento costumavam presentear os noivos com pequenos bolos, estes iam sendo empilhados até formarem uma montanha bem alta. Existe ainda uma lenda, de que os noivos eram colocados, um de cada lado da montanha dos bolos, e depois se beijavam por cima dela, para ter vida próspera.

No ano 1600, no reinado de Carlos II; um chef francês, visitando Londres, participou de uma celebração de casamento e vendo o ritual do empilhamento dos pequenos bolos, inspirou-se e teve a feliz idéia de transformar o monte, em um único bolo, todo confeitado e decorado. Foi então que a partir do século XVII, os confeiteiros ingleses iniciaram seus trabalhos com bolos ornamentais.



Muitas são as lendas e histórias envolvendo a origem do bolo, não sabemos ao certo, mais dizem que o bolo com andares, colunas e confeitos, como os de hoje em dia, surgiu no casamento de uma das filhas da rainha Vitória, em 1859. O bolo era de andares, e somente a base era verdadeira, os demais seria uma espécie de bolo falso, puro açúcar, sem muita técnica.

Mais tarde, no casamento do príncipe Leopoldo, em 1882, os convidados puderam degustar um bolo confeitado, a massa era de uma consistência seca e dura, porém ele era apreciado por todos, justamente por ser todo decorado, encantava os olhos.

Entretanto, 20 anos mais tarde, deu-se origem ao bolo com andares separados por colunas.

Outro fato interessante é quanto ao "bolo do noivo", diferente do bolo da noiva que era preparado para ser consumido durante a cerimônia, o "bolo do noivo", ficava destinado ao final da festa. Os convidados o recebiam para lhes servir de alimento durante a trajetória de retorno ás suas casas. Lembrem-se que nesta época, as distâncias eram bem diferentes que as de hoje, e que os meios de transporte eram menos velozes. Por estes motivos, o "bolo do noivo", tinha maior durabilidade e era bastante nutritivo, geralmente preparado a base de frutas. Mais conhecido como fruitcake.




Talvez daí, tenha surgido o velho hábito que as pessoas tem, de se comer muito em festas e também de findar levando as guloseimas para casa.

Enfim, mitos ou verdades, o bolo tornou-se um grande símbolo, seja em casamentos, aniversários ou mesmo em reuniões familiares. Hoje são inúmeras as técnicas para sua montagem, existe inclusive um certo glamour envolvendo o preparo de um bolo, que vão desde a escolha de seus ingredientes, até a sua finalização. O cerimonial de casamento é um exemplo perfeito, depois das atenções voltadas a noiva, o bolo da festa é uma sensação a parte.

Bolos e Maquetes Confeitadas nos Cursos



Bolo Confeitado no Curso de confeitaria Básica, o primeiro que fizemos, ministrado pela Cake Designer Andréa Souto, de Vitória, ES.





Maquete Confeitada no curso de Confeitaria Avançada em Bolos Infantis, realizado em Vitória, ES.





Maquetes confeitadas no curso de Confeitaria Avançada em Bolos de casamento e 15 Anos, ministrado pela Cake Designer Andréa Souto, de Vitória, ES.